O dia 1 de abril é conhecido, um pouco por todo o mundo, como o Dia das Mentiras. Todos os órgãos de comunicação e sites de referência lançam as suas brincadeiras o que leva a aumento significativo no “engagment” dos seus seguidores. Esta é a prova que as pessoas são facilmente enganadas mesmo sabendo da problemática das “fake news”.
O Facebook tem um guia, em dez passos, que ajuda a identificar notícias falsas. Eis algumas dicas sobre o que se deve ter em atenção:
- Desconfia dos títulos. As notícias falsas costumam ter títulos vistosos em maiúsculas com pontos de exclamação. Se as afirmações chocantes de um título te soarem inacreditáveis, é provável que o sejam.
- Presta atenção ao URL. Um URL estranho ou parecido a um oficial poderá ser o sinal de uma notícia falsa. Muitas notícias falsas tentam imitar fontes autênticas de notícias ao efetuar pequenas alterações no URL. Podes aceder ao site para comparares o URL com fontes reconhecidas.
- Investiga a fonte. Certifica-te de que a notícia foi escrita por uma fonte na qual confias e que sabes ser fiável. Se a notícia vier de uma organização desconhecida, consulta a secção “Sobre” do seu site.
- Procura formatações incomuns. Muitas notícias falsas em sites têm erros ortográficos ou aspetos esquisitos. Lê atentamente se encontrares algum destes sinais.
- Considera as fotografias. As notícias falsas costumam conter imagens ou vídeos manipulados. Por vezes, a foto poderá ser autêntica, mas estar fora de contexto. Podes pesquisar pela imagem ou foto para confirmar a sua origem.
- Examina as datas. As notícias falsas podem conter cronologias que não fazem sentido ou que foram mesmo alteradas.
- Confirma os factos. Consulta as fontes do autor para confirmares se são fiáveis. A falta de factos ou créditos dados a peritos sem identificação podem ser indício de uma notícia falsa.
- Vê outras notícias. Se nenhuma outra fonte de notícias estiver a noticiar o mesmo, poderá indicar que a notícia é falsa. Se, pelo contrário, é noticiada por múltiplas fontes nas quais confias, é possível que seja verdadeira.
- A notícia é uma piada? Por vezes, as notícias falsas podem ser difíceis de distinguir do humor ou sátira. Confirma a fonte para saberes se são conhecidos por criar sátiras e presta atenção aos detalhes e ao tom da notícia para compreenderes se será apenas uma piada.
- Algumas notícias são intencionalmente falsas. Pensa criticamente sobre as notícias que lês e partilha apenas notícias que acreditas serem credíveis.