Dicas para identificar notícias falsas

Dicas para identificar notícias falsas

O dia 1 de abril é conhecido, um pouco por todo o mundo, como o Dia das Mentiras. Todos os órgãos de comunicação e sites de referência lançam as suas brincadeiras o que leva a aumento significativo no “engagment” dos seus seguidores. Esta é a prova que as pessoas são facilmente enganadas mesmo sabendo da problemática das “fake news”.

O Facebook tem um guia, em dez passos, que ajuda a identificar notícias falsas. Eis algumas dicas sobre o que se deve ter em atenção:

  1. Desconfia dos títulos. As notícias falsas costumam ter títulos vistosos em maiúsculas com pontos de exclamação. Se as afirmações chocantes de um título te soarem inacreditáveis, é provável que o sejam.
  2. Presta atenção ao URL. Um URL estranho ou parecido a um oficial poderá ser o sinal de uma notícia falsa. Muitas notícias falsas tentam imitar fontes autênticas de notícias ao efetuar pequenas alterações no URL. Podes aceder ao site para comparares o URL com fontes reconhecidas.
  3. Investiga a fonte. Certifica-te de que a notícia foi escrita por uma fonte na qual confias e que sabes ser fiável. Se a notícia vier de uma organização desconhecida, consulta a secção “Sobre” do seu site.
  4. Procura formatações incomuns. Muitas notícias falsas em sites têm erros ortográficos ou aspetos esquisitos. Lê atentamente se encontrares algum destes sinais.
  5. Considera as fotografias. As notícias falsas costumam conter imagens ou vídeos manipulados. Por vezes, a foto poderá ser autêntica, mas estar fora de contexto. Podes pesquisar pela imagem ou foto para confirmar a sua origem.
  6. Examina as datas. As notícias falsas podem conter cronologias que não fazem sentido ou que foram mesmo alteradas.
  7. Confirma os factos. Consulta as fontes do autor para confirmares se são fiáveis. A falta de factos ou créditos dados a peritos sem identificação podem ser indício de uma notícia falsa.
  8. Vê outras notícias. Se nenhuma outra fonte de notícias estiver a noticiar o mesmo, poderá indicar que a notícia é falsa. Se, pelo contrário, é noticiada por múltiplas fontes nas quais confias, é possível que seja verdadeira.
  9. A notícia é uma piada? Por vezes, as notícias falsas podem ser difíceis de distinguir do humor ou sátira. Confirma a fonte para saberes se são conhecidos por criar sátiras e presta atenção aos detalhes e ao tom da notícia para compreenderes se será apenas uma piada.
  10. Algumas notícias são intencionalmente falsas. Pensa criticamente sobre as notícias que lês e partilha apenas notícias que acreditas serem credíveis.
CLOSE

Cum sociis Theme natoque penatibus et magnis dis parturie montes, nascetur ridiculus mus. Curabitur ullamcorper id ultricies nisi.

  • 00 123-456-789
  • office@activia.com
  • 2946 Angus Road, NY
FOLLOW US