Uma grande lição de Pablo Picasso

Uma grande lição de Pablo Picasso

Pablo Picasso, o pintor, estava a jantar num restaurante chique de Nova Iorque. Uma admiradora não teve meias medidas e foi ter com o artista. A fã fez questão de elogiar o pintor e as suas obras e encorajada pela atitude de aceitação por parte de um educado Pablo Picasso, a admiradora pediu: “Oh Sr. Picasso, faz-me um desenho?”

Picasso agarrou num papel e, com lápis e caneta, desenhou prontamente as sobremesas transportadas pelos empregados.
Quando a senhora ia pegar no papel, Picasso disse: “Madame, são 10 000 dólares.” Chocada, ela ripostou: “Mas só demorou cinco minutos a fazer.” “Não Minha senhora”, contrapôs Señor Picasso, “demorou cinquenta anos”.

Pablo Picasso estabeleceu o preço do seu artigo pelo seu valor e não pelo seu custo de produção. Cotou o seu produto pelo seu valor como investimento e não como a soma dos custos do papel, da tinta e do tempo gasto. Uma pintura com a marca “Picasso” – sob a forma de assinatura – vale muito mais do que uma pintura idêntica assinada por outro artista vulgar.

Moral da história: Estabelece qual o valor económico do teu produto para o comprador e põe um preço condizente com esse valor e não com o custo de produção. Aprende a saber fazer preços!

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