Apesar do conceito “slow” já existir há uns anos, desde 1980 sensivelmente, confesso que a descoberta do slow marketing foi como se algo de novo e original fosse achado.
Este meu encontro foi um processo bastante natural e acabou por ser resultante de uma época onde as marcas procuram desesperadamente a nossa atenção. (Nós também contribuímos para isso).
O marketing é como uma pandemia que atinge todos os negócios, desde o talho da esquina à marca do anúncio na tv e para quem trabalha na área, por mais que seja a paixão, a fadiga é inevitável.
Então resumidamente o que é o Slow Marketing?
É uma tendência contrária ao marketing canibalesco que promove a desacelaração da comunicação.
Mas o slow marketing traz resultados?
Antes de pensar em resultados devemos questionar os verdadeiros valores da nossa marca e antes de adoptar qualquer tipo de estratégia devemos procurar praticar um marketing honesto. De nada adianta procurar um novo mindset empresarial se os nossos pilares são completamente opostos ao conceito “slow”.
Relativamente à obtenção de resultados; Porque não?
Deixo-te aqui 5 dicas de como podes iniciar uma transição para o slow marketing sem perder tração.
1 – Reduz o número de publicações e aposta na qualidade das mesmas. Em vez de traçares uma estratégia de 3 publicações semanais nas redes sociais, tenta desenvolver 1a por semana.
2 – Revê com calma todos os “touchpoints” (pontos de contacto) que tens com o cliente e vê se a informação está correta e se alinha com a tua estratégia (ajuda fazer uma checklist) Se forem demasiado, talvez reduzir alguns pontos de contacto seja uma boa ideia.
3 – Delega funções dentro da tua equipa. Dá mais autonomia aos membros da tua equipa e tenta traçar responsabilidades bem claras.
4 – Investe mais na educação e na recolha de informação. Uma forma de abrandar e acelerar simultaneamente é com cursos e formações.
5 – Aposta no tráfego orgânico. Artigos de blog provavelmente não te dão aquela gratificação repentina tão típica das redes sociais, no entanto têm mais longevidade. Experimenta escrever 1 artigo por mês.
Achaste o artigo útil? Partilha-o com quem se identifica e guarda-o para mais tarde 🙂
Renato Moinhos
Twist